terça-feira, 1 de julho de 2014

Saúde amplia vacinação contra a gripe para crianças até 11 anos

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi ampliada a partir desta segunda-feira (30), para crianças com idade até 10 anos, 11 meses e 29 dias, mantendo a imunização dos demais grupos. Até agora estavam sendo vacinadas as crianças com idade entre seis meses a quatro anos incompleto, além de gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, população prisional e doentes crônicos.

A decisão de ampliar para crianças até 11 anos incompletos, segundo o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, foi decidida pela comissão pela disponibilidade de doses em praticamente todos os municípios, e por se tratar de um público mais vulnerável.
"O Paraná atingiu a meta geral dos grupos prioritários da campanha, e muitos municípios ainda possuem a vacina e devem disponibilizar para as crianças com menos de onze anos ou pessoas do público-alvo ainda não imunizada", esclarece Nardi.
Ainda por decisão da comissão, se após a vacinação dos grupos houver a disponibilidade de doses, as secretarias municipais de saúde devem ampliar para o público de maior risco de gripe conforme os critérios epidemiológicos local. "Aqui em Maringá as pessoas devem procurar a Sala de Vacina da Secretaria ou uma Unidade Básica de Saúde, com exceção das UBS Mandacaru e Grevíleas, que estão em reforma", orienta o secretário.
Regras
As regras para vacinação continuam as mesmas. Todos os que tem direito à dose devem apresentar a carteira de vacinação, e os doentes crônicos, um atestado médico recomendando a vacina. Nardi lembra que a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), definida também por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e inclusive óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Segundo a Secretaria de Estado este ano o Paraná já contabiliza quatro óbitos por gripe, sendo três pacientes doentes crônicos e uma gestante, sendo que nenhum deles havia tomado a vacina.

Nenhum comentário: