quinta-feira, 18 de julho de 2013

Secretário da Saúde foi avisado sobre vazamento de provas e venda de gabaritos

Membros do Conselho Municipal de Saúde disseram ontem que muito antes da realização do concurso público da Saúde, no último domingo, o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, já havia sido avisado sobre irregularidades no processo seletivo, mas que nenhuma providência foi tomada. As afirmações foram feitas durante reunião dos conselheiros na Câmara de Vereadores. O secretário sabia das irregularidades há pelo menos um mês e meio.
Na reunião de ontem, a conselheira do segmento de usuários, Rosecler Amarins, lembrou Souza de que há um mês e meio havia avisado que uma funcionária teria falado com ela sobre o vazamento de provas. “Eu comuniquei o secretário, mas ele queria que eu dissesse quem era a pessoa e isso não podia fazer.”
Representante do Sindicato dos Servidores do Paraná no Conselho, Eliel Joaquim dos Santos também afirmou que já havia comunicado o secretário sobre uma informação de que o gabarito da prova estaria sendo vendido a R$ 5 mil. “Não digo que o concurso é fraudulento, mas é preciso ir até o fim disso”, cobrou ele.
O secretário de Saúde e presidente do Conselho justificou a falta de providências em relação às denúncias feitas pelos conselheiros com o argumento de que faltavam informações mais concretas. “Não podia cancelar um concurso porque alguém ouviu dizer algo”, disse Souza.
Na reunião de ontem, os conselheiros cobraram do secretário agilidade e responsabilidade na apuração da denúncia que coloca sob suspeição a prova para Enfermeiro Auditor. Das 17 provas realizadas no processo seletivo, a prova para Enfermeiro Auditor teve 26 das 35 questões idênticas às de concursos realizados em Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Sul.
“É preciso ir até o fim nisso, com muita responsabilidade, e dar uma resposta que convença, principalmente, aqueles que se prepararam para essa prova [no total se inscreveram 176 pessoas para 8 vagas]”, afirmou Eliel dos Santos. Na sua avaliação, as outras provas também ficam sob suspeição.
O secretário disse que encaminhou toda a documentação da prova à Procuradoria Geral do Município. Ontem, no final da tarde, o procurador Zulmar Fachin afirmou que a análise está sendo feita em regime de urgência e deve ser concluída hoje. A equipe da procuradoria foi acionada para analisar casos similares pelo País, a fim de analisar as providências que foram tomadas em cada caso. As jurisprudências podem auxiliar no julgamento do caso do concurso da Saúde londrinense. “É um caso muito complicado, envolve muitas pessoas, precisa ser tratado com a devida cautela.”
Na avaliação do secretário, “faltou vontade” à equipe responsável pela elaboração da avaliação e classificou a atitude de “copiar” como “não recomendável”. No entanto, ele disse que, se a Procuradoria apontar para o cancelamento da prova para Enfermeiro Auditor, apenas está será refeita. “Chamaremos as 176 pessoas que se inscreveram para fazer a nova prova. Mas isso não implica em cancelar o concurso todo.” No total, 11 mil pessoas realizaram as provas.
O concurso foi realizado para cobrir as vagas que serão abertas com o fim, em 30 de agosto, do contrato temporário de profissionais da Saúde. Segundo Souza, mesmo que seja necessário refazer a prova para Enfermeiro Auditor, a população não terá prejuízo. “Esse é um cargo de auditoria. Poderá haver atraso nos serviços auditados pelo Município, mas não trará prejuízo no atendimento direto à população.”
Prazo para recursos terminou ontem
O secretário de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, também falou aos conselheiros sobre as reclamações que chegaram à imprensa a respeito das questões das outras 16 provas que possivelmente estariam erradas, mal formuladas ou parecidas com as de outros concursos.
“Nestes casos cabe recurso como em qualquer outro concurso público, como nos vestibulares, por exemplo. Elas são analisadas e, se for o caso, a questão é anulada. Isso é um procedimento normal”, disse o secretário. O prazo para recursos terminou ontem, às 17h04. “Amanhã [hoje] terei um balanço de quantos são e vou separar os recursos por questões mal elaboradas, questões parecidas e outros.”

Nenhum comentário: