sexta-feira, 12 de julho de 2013

Equipe do Paraná Cidade se reúne com prefeito de Arapongas

Uma equipe do Paraná Cidade esteve reunida nesta terça-feira, dia 9, com o prefeito Padre Beffa, para apresentar o trabalho desenvolvido por este órgão, quem tem por finalidade executar ações de política de desenvolvimento institucional e regional para o Estado do Paraná, sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Urbano – SEDU. Conforme Ricardo Amaral, do Paraná Cidade, além da apresentação da estrutura e projetos, a visita também teve por finalidade a firmação de futuras parcerias para financiamento e assistência técnica de projetos pretendidos pelo município de Arapongas, na área de desenvolvimento urbano.

Na ocasião também foi falado sobre o programa Paraná Interativo, que consiste em um mecanismo de gestão, controle e integração de informações por meio de um sistema georreferencial, para auxiliar os gestores municipais na tomada de decisões, principalmente sobre investimentos de infraestrutura, na elaboração e planejamento da política de desenvolvimento urbano e locação de recursos do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios Paraná. Conforme Amaral, o programa já atende 36 municípios da região, onde Arapongas está incluída e já vem aplicando seus conceitos em ações de avaliação e adaptação do sistema viário básico.

No final da reunião, técnicos da Secretaria de Obras da prefeitura e do Paraná Cidade discutiram o andamento do Plano Diretor Municipal de Arapongas, instituído através de Lei em 2009 e que atualmente passa por um processo de reformulação em alguns pontos, para organizar melhor os espaços da cidade. O prefeito comentou que a reunião foi muito produtiva e que o município tem alguns projetos de desenvolvimento, que vão requerer as parcerias propostas pelo SEDU, através do Paraná Cidade. “São muito bem-vindas estas parcerias, pois é trabalhando em conjunto que vamos poder otimizar importantes benfeitorias de infra-estrutura para a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade e agradecemos a disposição do Paraná Cidade, que através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), tem sido um inestimável instrumento de planejamento”, salientou o prefeito.

A reunião também contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Obras, Pedro Paulo Bazana, secretários municipais, técnicos da Secretaria de Obras, da arquiteta do Paraná Cidade Lara Araujo Mangoni, da geóloga Maristela Muller e do analista Rodolfo Purpur.

Nenhum comentário: