terça-feira, 9 de julho de 2013

Prisões por tráfico aumentam 12%

Balanço da PM mostra que mais jovens estão envolvidos no narcotráfico


Subiu o número de flagrantes por tráfico de drogas feitos pela Polícia Militar (PM) de Arapongas nos primeiros seis meses de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo balanço divulgado pelo comando da 7ª Companhia Independente (CIPM), com sede no município, foram 53 ocorrências do gênero entre janeiro e junho deste ano contra 47 em 2012, um aumento de 12%.

O major José Luiz de Oliveira, comandante da 7ª CIPM, afirma que o maior número de prisões reflete a priorização do combate ao tráfico, tido como a base da criminalidade. “Temos cobrado e dado respaldo à rádio patrulha para ‘bater mais forte’ nesse tipo de ocorrência e, também, temos conseguido mapear os pontos da cidade onde ocorre o tráfico de drogas”, afirma Oliveira, destacando o trabalho da Rotam e da P2, serviços reservados da PM.

Também houve aumento do número de prisões englobando todos os gêneros criminais. Foram 269 maiores de idade detidos entre janeiro e junho de 2013 contra 260 no ano passado. “Em relação aos menores de idade, foram apreendidos 80 neste ano e 60 em 2012”, completa o policial.  Outro dado ressaltado foi a redução de 50% no número de óbitos no trânsito araponguense. “Passou de dez para cinco no período”, informa o major. Em relação às blitz de trânsito questionadas por alguns setores da sociedade, o comandante afirma que tratar de trabalho de repressão. “Nosso objetivo é combater a criminalidade e não aplicar multas. Mas quando flagramos alguma situação irregular, não tem como relevar. Temos que cumprir a lei. Se liberarmos (o motorista), estaremos prevaricando”, esclarece. 

BIMESTRE  - A Polícia Militar também divulgou a comparação de prisões e apreensões entre maio e junho de 2013 e o mesmo período do ano passado (ver no infográfico). Segundo o balanço, o número de maiores de idade detido cresceu 37% e a quantidade de maconha apreendida subiu 41%. Por outro lado, as apreensões de crack caíram 60% e os menores de idade detidos, menos 53%. “É muito importante também a colaboração da população, através de denúncias anônimas, que já podem ser feitas pelo novo serviço telefônico”, afirma. Válido somente para Arapongas, o número é: 0800 43 3434. 

fonte tn online 

Nenhum comentário: