domingo, 21 de julho de 2013

Cerimônia de abertura empolga atletas em Arapongas


Jogos da Juventude do Paraná terá a participação de 26 delegações

Milhares de atletas paranaenses marcaram presença na solenidade de abertura do 27º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), na fase regional de Arapongas, na noite desta sexta-feira (19/07). Quem passou pelo Ginásio de Esportes Luiz Augusto Zin se encantou com sorrisos, empolgação e um show de acrobacias que movimentaram a cerimônia inicial dos jogos.

Antes do desfile das 26 delegações, atletas de badminton do Colégio SESI, de Arapongas, fizeram uma demonstração da modalidade a todos os presentes no ginásio. Destaque para Giovana Romão e Rafaela Ferreira, atletas que fazem bonito no esporte e com atuação nacional. Ambas começaram a praticar badminton em 2011, quando o colégio incorporou o projeto "Raquetada Olímpica", ideia que oportunizou quatro antes a criação de um Centro de Referências em Treinamento de Badminton, com direito a quatro quadras, academia indoor, sala de avaliação física, acompanhamento psicológico, nutricionista e preparação física.
Giovana tem 16 anos e é a atual campeã dos JOJUPs, feito alcançado em São José dos Pinhais na edição 2012, ano em que foi eleita a melhor atleta da modalidade do Paraná em jogos oficiais. Em 2011, ficou em terceiro lugar na dupla mista em Porto Alegre. Já Rafaela tem 15 anos e chegou a ser convocada para o Pan americano Junior no ano passado, no Canadá, além de ter se classificado para o Sul americano no Peru, também em 2012. Ambas jogam juntas nos Jogos Escolares e prometem muito empenho em Foz do Iguaçu, na próxima fase.

A cerimônia contou com a presença do prefeito municipal de Arapongas, Antônio José Beffa, além de seu vice, Pedro Paulo Bazana, do diretor de esportes Ricardo Gonçalves e demais supervisores, coordenadores, secretários, procuradores e assessores. Após o desfile das delegações, que também contou com a participação dos alunos e atletas do Sessei Luiz Honório, o evento ainda teve o juramento do atleta feito por Antony Veloso, da modalidade de basquetebol de Arapongas. Em seguida, Giovana e Rafaela, do badminton, foram responsáveis pelo acendimento do fogo simbólico, um momento marcante durante a solenidade de abertura.

O diretor geral dos JOJUPs em Arapongas, Vitor Martinez, representando o secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Román, fez um pronunciamento desejando boa sorte aos atletas e professores. "Agradecemos o município de Arapongas por ter nos acolhido e é com muito orgulho que desejo boa sorte a todos e que façam valer o jogo olímpico", disse. Na sequência, Antônio José Beffa, prefeito da cidade, também aproveitou para saudar os participantes. "A Prefeitura tem dado todo o apoio a esta atual edição dos JOJUPs e as que virão. É um sentimento de alegria e muito orgulho para todos nós. Temos que fazer com que o esporte aconteça e seja exemplo aos jovens", declarou.

Ao final da cerimônia, os presentes ainda acompanharam um show de enterradas com o Grupo Ginasloucos, direto de Dourados, Mato Grosso do Sul. Considerados os Globethrothers brasileiros, eles já atuam há 17 anos e fizeram a festa no Ginásio de Esportes Luiz Augusto Zin.

Nenhum comentário: