sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Palestra sobre os riscos da automedicação orienta famílias do Campinho...(Click para ler mais)



A Prefeitura de Arapongas, através da parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social junto ao CRAS Itinerante, realizou uma palestra com o tema “A automedicação e os riscos à saúde da mulher”,
na comunidade do Campinho. A palestra aconteceu na Unidade Básica de Saúde da localidade e contempla as atividades do Outubro Rosa. As famílias foram conscientizadas que apesar de ser uma prática muito comum, a automedicação é prejudicial a saúde e motivo de muita preocupação dos profissionais de saúde pública.

A automedicação e ausência por orientação médica apropriada aos sintomas e patologias apresentadas, geram efeitos de longo prazo à saúde daqueles que desejam obter soluções de patologias como gripes, dores de cabeça, dores lombares, e possíveis lesões que não são identificados de imediato, mas que geralmente exigem a realização de uma consulta com especialista, acompanhamento apropriado, para solucionar seus problemas de forma propícia.

A farmacêutica e palestrante, Silvana Ferdinando Portel, orientou as famílias sobre o uso, ou administração de medicamentos tanto para combater dores ocasionais, quanto para àqueles que utilizam medicamentos de uso contínuo. Ela destacou a importância da utilização da dosagem correta dos medicamentos. “Além da dosagem, a alimentação adequada diária, assim como a conscientização sobre os riscos do uso de bebidas etílicas, especialmente daqueles que precisam fazer tratamento de patologias crônicas, como diabetes, pressão arterial alta e neoplasias são cruciais durante o tratamento”, ressaltou.

Nenhum comentário: