quinta-feira, 12 de março de 2015

Prefeitura segue com a modernização da iluminação pública do município... (Click para ler mais)

A Prefeitura de Arapongas, através da Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (CODAR), segue com os serviços de melhorias na iluminação pública com as luminárias LED. Em dezembro de 2014 a companhia deu início ao projeto de modernização da iluminação pública com a implantação de luminárias LED.

De início foram substituídas as luminárias nas ruas em torno da Praça Dr. Júlio Junqueira (Mauá) e na Avenida Arapongas. A CODAR segue com a substituição na Rua Rouxinol, neste projeto está contemplado a substituição entre a Rua Pinta Roxo e Avenida Arapongas, e entre a Rua Quiscalo e Rua Calau. Vale ressaltar que a iluminação em LED além de garantir um menor consumo de energia, ainda assegura maior capacidade de luminosidade.

Segundo o procurador jurídico da CODAR, Elton Luiz de Carvalho, todo o investimento feito com a iluminação em LED será recuperado, uma vez que o modelo garante a economia de energia e evita a manutenção decorrente. “Este, sem dúvidas, é um investimento necessário em qualquer município, pois mais do que nunca estamos vivendo um momento de cautela no consumo de energia e água. E o modelo LED garante esta economia e ainda tem uma luminosidade mais eficiente”, destacou o procurador.

O presidente da companhia, Alberto de Oliveira Junior, explica a diferença entre os dois modelos de iluminação. “Nosso engenheiro elaborou um projeto para a substituição das luminárias e foi evidenciado que as novas luminárias LED tem um consumo inferior, e são mais eficientes em relação às lâmpadas de vapor de sódio, além de diminuir custos operacionais com manutenção e apresentarem uma garantia de 10 anos. Nesta primeira fase serão substituídas 80 luminárias”, disse o presidente da CODAR. Ele ainda destacou que uma lâmpada de vapor de sódio tem uma vida útil média de aproximadamente 30.000 horas, enquanto que uma luminária pública de LED possui uma vida útil superior a 100.000h.

A substituição das lâmpadas na Rua Rouxinol deve ser concluída ainda neste mês de março. A CODAR reforça o aviso à população para que as notificações de postes que necessitam de troca de lâmpadas sejam feitas gratuitamente através do telefone 0800 601 0133.



Nenhum comentário: