segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Prisões por tráfico de drogas crescem em Arapongas

Levantamento da Tribuna junto à Polícia Militar de Arapongas mostra que o número de prisões por tráfico de drogas cresceu 32% neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. No ano passado, foram 87 prisões de janeiro a agosto contra 115 flagrantes deste ano. O aumento, segundo as autoridades, é motivado tanto pelo aumento da repressão contra o crime, quanto pela mudança no perfil no tráfico de drogas no município.
Em Arapongas, a predominância é o chamado.... 
tráfico-formiguinha. Assim como os insetos carregam alimentos aos poucos, criminosos transportam cocaína, crack e maconha em pequenas quantidades e entregam para o consumidor final. Uma maneira de evitar que toda a carga seja apreendida, além de oferecer proteção aos chefões do esquema. Segundo a polícia, a maioria das prisões registradas neste ano foi de envolvidos com esse perfil.
De bucha em bucha, entretanto, quase 40 kg de drogas saíram de circulação somente do perímetro urbano, de janeiro a agosto deste ano. Exemplos ‘clássicos’ desse tipo de ação do tráfico são as últimas prisões por tráfico no município, registradas na semana retrasada quando a PM localizou 18 buchas de cocaína depositadas em matagal, às margens da BR-369. O local funcionava como esconderijo de fácil acesso para comercialização da droga. Já no último dia 21, policiais estouraram um ponto de tráfico, também conhecido como “biqueira”, no Jardim Coroados. Os criminosos fugiram, porém abandonaram 70g de crack. Apesar da quantidade de droga não ser tão significativa, o local mantinha balança de precisão e um rádio HT utilizado na comunicação da PM, o que mostra que o local era equipado para venda de drogas, inclusive com monitoramento da força policial.
“Através de denúncias focamos ainda mais as operações nesse tipo de prática. Formulamos um mapa com os pequenos pontos onde ocorre o tráfico formiguinha”, destaca o subcomandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), capitão Vilson Laurentino da Silva.
Há uma semana, a prisão de um homem com 42 gramas de cocaína, na Avenida Arapongas, levou a uma grande apreensão de drogas. Com base na identificação do suspeito, a PM encontrou em seu endereço quase 4 kg de cocaína.
“É um número alto. Levando em consideração que essas drogas apreendidas ao longo do ano saíram do perímetro urbano. Ou seja, a droga era para o consumo aqui na cidade. Drogas apreendidas em rodovias podem ter vários destinos”, observa o capitão que não considera Arapongas como um polo intenso do narcotráfico. “Esse é um problema enfrentado por todo o país. As constantes apreensões mostram que o foco da polícia está voltado para esse crime, que, comprovadamente, conduz outros delitos”. De acordo com ele, as operações intensas surtiram resultado na redução de furtos e roubos no município.

Nenhum comentário: