domingo, 8 de setembro de 2013

Arapongas pode centralizar lixo da região

Modelo é capaz de processar 95% do lixo gerado e tornar os 5% restantes inertes

Arapongas pode se tornar uma espécie de “central” de destinação de resíduos sólidos da região. A ideia foi apresentada na tarde de ontem pelo diretor-presidente da Sanepar, Fernando Eugênio Ghignone, em reunião realizada no gabinete do prefeito Antônio José Beffa (PHS) com representantes de Jandaia do Sul, Rolândia e Cambé. O município receberia uma usina de reciclagem que processaria o lixo de outras quatro cidades.

A iniciativa faz parte de uma estratégia da Sanepar para eliminar os lixões dos municípios paranaenses, como estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Pesquisando as melhores tecnologias, encontramos um modelo capaz de processar 95% do lixo gerado e tornar os 5% restantes inertes, ou seja, sem risco de poluição à natureza”, explica Ghignone. Esse trabalho seria executado através de uma usina de reciclagem e compostagem instalada em municípios sede de várias regiões do Estado.

Pela localidade, facilidade de acesso e por já contar com aterro sanitário homologado, Arapongas foi apontada como o município ideal para receber o empreendimento na região onde está inserido. “Nesse caso, deverão ser criados mecanismos de recompensas para os municípios sede, como isenção de impostos e porcentagem financeira na comercialização do lixo reciclagem”, acrescenta o diretor-presidente. 

O prefeito de Arapongas considerou a ideia “interessante” à primeira vista, mas afirma que é preciso ter cautela antes de abraçá-la. “É preciso que haja maior aprofundamento até que se chegue a uma proposta mais concreta”, ponderou padre Beffa. O secretário municipal de Meio Ambiente, Justo Marques, ressalvou que o atual aterro sanitário está muito próximo da cidade, que o município também teria a desvantagem de ter muitas nascentes de rios.

PREFEITOS
A reunião também teve a presença dos prefeitos de Cambé, João Dalmácio Pavinato (PSDB), de Rolândia, Johnny Lehmann (PTB), e de Jandaia do Sul, Dejair Valerio, o Carneiro da Metafa (PTC). Convidado, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), não compareceu à reunião. Juntos, os cinco municípios produzem uma média de 220 toneladas de lixo por dia. 

Com algumas ressalvas, todos os prefeitos aprovaram a ideia. “O projeto é ótimo, mas precisamos discutir melhor como será a logística dessa destinação. No nosso caso, por exemplo, andar mais de 40 quilômetros é inviável”, afirmou Carneiro. Entre as opções levantadas, há a utilização a linha férrea para o encaminhamento dos resíduos. 

O consórcio seria formado inicialmente pelos cinco municípios, mas com possibilidade deingresso de outros da região. Ficou decidido no encontro que a Sanepar irá preparar uma proposta oficial a ser apresentada posteriormente aos envolvidos. A reunião foi realizada após os municípios reivindicarem auxílio da Companhia para administrar os resíduos.



fonte tnonline 

Nenhum comentário: