sábado, 16 de agosto de 2014

Paróquia da Colônia Esperança comemora 70 anos com apresentação de acervo

A comunidade da Colônia Esperança, incitada pelos fatos históricos e momentos raros vividos na localidade teve a iniciativa de reunir documentos, fotos, objetos e depoimentos dos integrantes desta história, os quais serão expostos para todos os visitantes a partir do dia 17 de agosto às 11h no Salão Paroquial durante o grande almoço tradicional da Colônia Esperança. Com o apoio da Secretaria de Cultura, Eventos e Lazer e organização do MAHRA - Museu de História e Arte de Arapongas a exposição tem a intenção de contemplar os fatos históricos, personagens e a trajetória dos 70 anos da comunidade católica.


O tradicional almoço além de contar com a apresentação do Acervo do Futuro Museu Histórico na Colônia Esperança terá como novidade a Restauração da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Segundo Gean Carlo Cereia, responsável pelo MAHRA, a história da Paróquia Sagrado Coração de Jesus é cercada de peculiaridades e fatos inéditos até mesmo a âmbito estadual, a começar pelo episódio de ser a primeira Igreja Barroca no norte do estado do Paraná. "Vamos apresentar neste domingo um grande acervo com peças historicamente raras, com o objetivo de resgatar um pouco dessa memória tão valiosa para nossa região", destacou Gean.

A localidade que foi um refúgio para os japoneses em 1935, uniu em tempos de guerra duas etnias, os japoneses que trouxeram o sentido de colônia e os alemães que pregavam a religiosidade. Duas culturas que tinham como objetivo em comum conquistar a liberdade de expressão do catolicismo. Esses e muitos fatos enriquecem a história da Colônia Esperança, que neste domingo estarão a disposição da população com a exposição do acervo.

Para a secretária de Cultura, Edina Maria de Azevedo Kümmel, é uma honra apoiar a comunidade neste novo momento. "A intenção é resgatar o histórico da colônia e trabalhar para que haja o reconhecimento de toda essa riqueza de informações. A iniciativa da comunidade é louvável e estaremos buscando sempre a valorização desta história", declarou a secretária.

Toda a população está convidada a apreciar este acervo preparado com muito esmero pela comunidade da Colônia Esperança juntamente com o MAHRA e a Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos.












Nenhum comentário: