quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CRAS Itinerante realiza Oficinas Artesanais na região rural

As famílias da região rural participaram do curso de artesanato em palha de milho nos dia 11, 12 e 13 de agosto, ministrado pela Instrutora, Marli de Freitas Malacrida, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-PR, que oferece palestras, oficinas informativas, de culinária e artesanato, aos moradores e trabalhadores do campo.
Nas oficinas de artesanato em palha de milho foram empregadas técnicas de recorte, pintura e montagem da matéria-prima, para elaboração de folhas e pétalas das flores. A palha de milho é um material, bastante comum na área rural e que pode ser facilmente adquirida, com agricultores, reutilizadas na confecção de bolsas, caixa de multiuso, porta-jóias, baús, cadeiras, bonecos entre outros. 

De acordo com a Instrutora do curso, Marli de Freitas Malacrida do SENAR, esta atividade também pode ser considerada como "terapia", já que as técnicas empregadas na elaboração das peças artesanais, trata-se de trabalho manual, além de ser uma possível fonte de renda familiar, especialmente das famílias de agricultores que apreciam trabalhos de artesanato e querem melhorar seus rendimentos familiares. 

As participantes do curso comentaram que a oficina foi uma ótima oportunidade de aprendizado com o artesanato de palha de milho, pois, foi a primeira vez, que obtiveram um curso tão bem preparado.
As oficinas artesanais ocorrem, de acordo com parcerias entre a Prefeitura Municipal de Arapongas, pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar - SESAN, Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, o Sindicato Rural de Arapongas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, que são direcionadas para atender as famílias da região rural de Arapongas.

Nenhum comentário: