domingo, 4 de agosto de 2013

Líder do movimento negro morre após briga entre casal em Londrina

Em uma chacina registrada na noite de sábado na Rua Olavo Bilac, no Jardim Vale Azul, na zona oeste de Londrina, a Yalaorixá Yá Makumby Vilma Santos de Oliveira, 63 anos, foi assassinada em sua casa juntamente com outras duas pessoas da família. Momentos antes, o acusado do crime, Diego Ramos Quirino, 30 anos, matou a facadas a sua mãe e tentou matar a sua companheira, identificada como Patrícia. O crime foi registrado por volta das 22h, logo após Quirino ter discutido com sua companheira, partindo para a agressão. A mãe dele, Ariadne Benck dos Anjos, 48 anos, tentou intervir, mas recebeu diversas facadas, morrendo na hora. Então ele saiu correndo atrás de Patrícia, que procurou abrigo na casa da vizinha. Ali, o agressor, transtornado, acabou matando Allial Oliveira dos Santos, 86 anos, Yá Makumby Vila Santos de Oliveira e Olívia Oliveira dos Santos, 10 anos. Após essas mortes, ele tentou impedir uma outra residência, mas foi impedido e fugiu para a rua paralela onde foi detido pela Polícia Militar. No momento da prisão estava nu segurando a faca que utilizou nos crimes. Ele foi encaminhado para a 10ª Subdivisão Policial de Londrina, onde o delegado de plantão, Willian Douglas Soares, o ouviu em inquérito. No entanto, Diego Quirino se reservou a responder apenas as perguntas de cunho pessoal para a qualificação, sem dar detalhes dos motivos dos assassinatos. Yá Makumby
A Yalaorixá Yá Makumby Vilma Santos de Oliveira era militante do movimento negro em Londrina há mais de 30 anos. Bastante conhecida nos movimentos sociais, ela foi uma das que lutou pelo sistema de cotas nas universidades de Londrina. Mãe de Santo, era uma liderança também na religião do Canbomblé.
O assassinato de Yá Makumby mexeu com os movimentos sociais e nas redes sociais, durante a madrugada e a manhã deste domingo, em especial o Facebook. Os comentários eram do inconformismo com a forma brutal como ela foi morta e também ressaltando o trabalho de luta em prol do movimento negro em Londrina. De acordo com informações da Acesf, Allial Santos, Yá Makumbe e de Olívia Oliveira estão sendo velados na Rua Elis Regina, 23, no Jardim Ana Eliza, em Cambé. O sepultamento será nesta segunda-feira (5), às 9h, no Cemitério Jardim da Saudade. Já o velório de Ariadne dos Anjos está sendo realizado na Igreja Batista do jardim Bandeirantes, na Rua Serra da Tabatinga, 205. O sepultamento acontece na tarde deste domingo (4), às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade. 



Um comentário:

A Vida de um pai solteiro disse...

Conheci Diego Quirino em 2004, na epoca ele era namorado da minha cunhada Cristina Narvaes.
Ela o conheceu na noite de São paulo, ele era garoto de programa.
Ela o levou para morar com ela, ensinou ele a maquiar e a fazer cabelos, foi ajudante dela durante uns 2 anos e depois começou a trabalhar sozinho como maquiador.
Eles usavam drogas de todos os tipos, Cocaína, ecstasy, lsd, maconha e outras substancias.
Falo com propriedade de quem viveu um período do lado deles.
Me separei em 2005, pois isso não era vida para eu e meus filhos que peguei a guarda em seguida da separação, pois minha ex esposa (Juliana Narvaes) que tb tinha problemas com drogas.
Na minha opinião foi um surto que não teve nada a ver com intolerância religiosa no inicio, mas quando ele entrou na casa para ver se a esposa dele havia se escondido la, entrando ele se deparou com varias imagens de santos e artigos de candomblé, la ele surtou mais uma vez indo para o lado da intolerância religiosa.
Não podemos esquecer que em um episodio no mesmo dia, ele tb surtou com amigos em uma mudança em que fora ajudar em uma cidade proxima a Londrina, simplesmente pq queria falar de religião aos amigos e eles não davam bola e tiravam barato da cara dele.
Chegando em casa, apos um banho, ele surtou novamente com um comentario que a mãe e a namorada Patricia fez, falando que seu comportamento não era de Deus.

Esse foi um comportamento de intolerancia religiosa em todos os surtos que ele teve.

Minha separação em 2005 se deu por conta dele em termos tb, pois tanto minha esposa quanto minha ex cunhada haviam tido uma troca de valores, veio as drogas e os comportamentos errados.
A prova disso ta ai nessa triste materia.

Esse mundo da moda e podre.
Eu via modelos recem chegadas do sul, com 13, 14 anos ja metidas nesse meio podre.

Estilistas, maquiadores, artistas, modelos, produtores, diretores, fotografos, todos eles estão metidos nesse meio podre.