quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CREA-PR fiscaliza cadeia produtiva de plantas medicinais

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) promove amanhã (dia 22), às 9h30, na Solana Agropecuária Ltda, em Arapongas, uma “Operação de Fiscalização Especializada de Plantas Medicinais”....

Realizada em todo o Estado, a ação tem o objetivo de verificar a presença de profissionais habilitados na fazenda da empresa, localizada da Estrada do Bule, km 7. Após o levantamento de dados técnicos, será feita uma caracterização geral desta cadeia produtiva, verificando desde os cultivos no campo até as etapas que compõem o beneficiamento.

O Paraná é o principal produtor de plantas medicinais do País, sendo responsável por aproximadamente 90% da produção brasileira. Além de atacadistas, ervanários e farmácias de manipulação, o mercado de plantas medicinais também está associado a indústrias diversas, como a farmacêutica, de cosméticos e perfumaria, de alimentos e bebidas, entre outras.

“Independente se in natura ou processadas, é de fundamental importância que as plantas medicinais comercializadas atendam a padrões de qualidade, de forma que suas propriedades terapêuticas e aromáticas sejam asseguradas, além de estarem livres de contaminação por impurezas. Para isso, devem ser utilizadas práticas agrícolas adequadas no cultivo, no beneficiamento e na armazenagem da produção, asseguradas pela presença do profissional da área”, explica a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, Vanessa Moura.

A ação contará com a participação de equipes especializadas compostas por agentes de fiscalização engenheiros agrônomos, além de conselheiros, assessores e inspetores do CREA-PR, bem como associações de engenheiros e órgãos públicos. Ao final dos trabalhos, será elaborado um relatório compilando informações de todas as fiscalizações realizadas no Estado.

Nenhum comentário: