terça-feira, 20 de agosto de 2013

Campanha do Aleitamento Materno prossegue nas UBS


A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, promoveu palestras de capacitação a respeito do programa de Aleitamento Materno,


para os Agentes Comunitários
(ACS)e Técnicos de Saúde. A enfermeira Miriam Omuro, coordenadora do PSF, apresentou Márcia M. Benevenuto, do Banco de Leite Humano da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que conduziu as orientações para o resgate desta prática junto às mães nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O incentivo ao aleitamento materno faz parte dos programas de saúde globalmente adotados pelos países, para popularizar a iniciativa e conscientizar a população, no mês de agosto, tem destaque a Semana Mundial da Amamentação. “Os benefícios do aleitamento materno trazem riquezas em saúde, na constituição do bebê e na reconstituição do pós-parto”, salienta Márcia, ressaltando a criação de fortes vínculos afetivos entre mãe e filho e auxiliando na ação do sistema imunológico do recém-nascido, protegendo contra infecções respiratórias e intestinais, ligadas à proteção do recém-nascido.
O Secretário de Saúde, Alcides Livrari Júnior, informa que as equipes estão implantando ações efetivas em cada UBS, estendendo para mês em curso, as atividades pontuais de cada equipe de PSF. “São palestras orientativas e informativas, sendo que cada unidade pode examinar a melhor forma de comunicação. Uma das UBSs utilizou-se até das redes sociais com obtendo respostas satisfatórias das mães”, exemplificou o secretário, lembrando que o Centro Integrado de Saúde da Mulher (CISAM), atende com o Banco de Leite, o que inclui os cuidados preventivos à saúde materna.

Nenhum comentário: