A Prefeitura de Arapongas, através da Vigilância Sanitária, vem realizando palestras de orientação de prevenção em saúde, às alunas do curso de Manicure e Pedicure. O curso é promovido pela secretaria de Assistência Social em parceria com o SENAC e são realizados nos três CRAS do município (Av. Gaturamo, Conj. Del Condor e Zona Sul). No quesito saúde, a abordagem apresenta temas de importância sanitária referentes à prática profissional, tais como: boas práticas na manipulação e execução; cuidados com riscos de disseminação de doenças virais como Hepatite B e C e AIDS, além de outras doenças bacterianas e micoses.
A Técnica em Vigilância Sanitária Rosana Cristina Molinari, aborda a responsabilidade das futuras profissionais quanto ao cumprimento legal, e a conscientização na esterilização dos materiais que somente será eficiente em equipamento de Autoclave. “Orientamos que dentro do prazo legal, as profissionais procurem solução através da criação de uma cooperativa para aquisição do equipamento”, orienta a técnica, apontando outra saída. Que nos salões de beleza, seja solicitado a cada cliente, adquirir seu kit pessoal exclusivo (alicate e afastador de cutícula), o que traz uma solução simples e prática dentro da prevenção em saúde.
Está em consulta pública nova resolução de salões de beleza, manicure e pedicure e ao ser publicada, os salões terão prazo de um ano para se regularizar quanto ao uso obrigatório da Autoclave. Foi orientado também sobre requisitos para o funcionamento dos serviços de salões de beleza onde o local não pode ter vínculo com a residência e deve prover de sanitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário