segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Após muita luta Arapongas terá Subdivisão Policial

A Secretaria de Estado da Segurança (Sesp) confirmou nesta semana que o processo de criação de uma nova Subdivisão Policial (SDP) com sede em Arapongas está em estudos. A mudança, cuja reivindicação tomou força nos últimos mesespor conta da defasagem de pessoal da Delegacia Regional (DRP), entretanto, é dada como certa pelas autoridades do município que acreditam na formalização do processo dentro de 20 dias. 

O Paraná tem hoje 20 SDPs. A de Arapongas abrangerá, segundo o delegado Osnildo Carneiro Lemes, além da sede, os municípios de Sabáudia, Rolândia, Jaquapitã  e Centenário do Sul.
De acordo com o delegado, a criação da Subdivisão está na reta final. Com a ampliação dos serviços, uma nova sede física deverá ser estruturada. “A Prefeitura ficará responsável pela locação do imóvel e em mantê-lo, por exemplo. Neste momento, a única coisa que nos falta é o aval da Secretaria de Segurança em relação a este convênio entre a Prefeitura de Arapongas e o Governo do Estado. Feito isso, como já temos o imóvel escolhido, a Sub divisão está montada em Arapongas, com vinda de mais efetivo e uma estrutura administrativa bem melhor do que a que temos hoje”.
Com mais de 120 mil habitantes e inserido em um contexto metropolitano no eixo Londrina/Maringá, o município conta hoje com um delegado e 10 investigadores,um efetivo, segundo o delegado, menor que cidades de menor porte no estado. A criação de uma SDP implica em aumento de pessoal (ver infográfico).
"A informação que tenho é que neste primeiro momento a cidade vai receber mais um delegado, quatro escrivães e de seis a oito investigadores. A Subdivisão comporta um efetivo maior que, aos poucos, poderá ser aumentado. O mais importante é que a instalação da unidade melhorará e muito os serviços que vem sendo oferecidos à população”.
Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Osvaldo Damião Veiga Filho, a criação da SDP era mais do que necessária. “A subdivisão será de grande importância porque vai trazer uma estrutura que até então não tínhamos.Com o significativo aumento de efetivo policial, teremos uma considerável melhora nos trabalhos de investigação que já vem sendo desenvolvido pela Polícia Civil”, opina.




Fonte TNONLINE

Nenhum comentário: