quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Universidade gratuita é inaugurada em Arapongas...(Click para ler mais)

Nesta terça-feira, 11, foi inaugurado o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Arapongas, nas instalações físicas da Escola Municipal Professora Antonica Giroldo Franciosi. A UAB é um sistema integrado por Universidades Públicas que oferecem cursos de nível superior, por meio do uso da metodologia da educação à distância.
 O polo de apoio presencial será mantido pelo município e poderá receber cursos a distância de diferentes instituições, permitindo atender todo o território nacional, com a interiorização do ensino superior. O atendimento do aluno nas etapas presenciais (30% da carga horária) ocorrerá no polo, onde funcionarão salas de aulas, bibliotecas e laboratórios.
O município de Arapongas participou da seleção para aprovação do polo, pela primeira vez, no edital de 2013 e, após vistorias e apresentações de projetos, conquistou a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A implantação do polo em Arapongas visa oportunizar a formação inicial e continuada de qualidade aos profissionais garantindo assim, a democratização do acesso e a melhoria da qualidade da educação básica. Inicialmente será disponibilizado o curso gratuito de pedagogia em parceria com a UEPG, as inscrições para o vestibular ocorreram no mês de setembro e a prova será realizada no próximo domingo, 16.
A secretária de educação, Elizabete Humai de Toledo, destacou o comprometimento da equipe que não mediu esforços para apresentar o dossiê, defender a implantação do polo no município e atender as adaptações necessárias na escola para que o local fosse aprovado para instalação da UAB. “Nós sonhamos e realizamos juntos! Com este sonho realizado, garantimos a oportunidade para que muitos outros sonhos tornem realidade. A partir desta conquista podemos ofertar a educação continuada aos nossos professores, onde 50% das vagas são destinadas aos profissionais de educação que não têm o curso de pedagogia, o que irá refletir positivamente na educação das nossas crianças. Nós lutamos muito para a aprovação deste polo, pois nós precisamos e queremos ser a diferença e este é primeiro passo para que muito mais aconteça na educação do nosso município”, declarou.
Na oportunidade o prefeito Padre Beffa parabenizou toda a equipe pelo empenho para a aprovação do polo e destacou que esta conquista é a maior obra da administração. “A implantação do polo da UAB em nosso município é uma obra que irá se perpetuar, pois o conhecimento é o que consolida e garante oportunidades aos cidadãos. É uma herança para nossa população e para as próximas gerações que terão oportunidade de cursar gratuitamente uma graduação, e logo teremos também cursos de pós-graduação neste polo. Parabéns a educação de Arapongas que dá um grande salto com esta implantação e desejo que a nossa população aproveite esta oportunidade”, enfatizou o prefeito.
A equipe da Secretaria de Educação juntamente com o prefeito assinou ofício solicitando os cursos de educação física, letras e história, os quais serão analisados pelo Sistema UAB.


Nenhum comentário: