quarta-feira, 17 de junho de 2015

Procon apreende produtos vencidos em Arapongas

Fiscalização encontrou itens fora do prazo de validade em 4 supermercados
Produtos serão enviados à Vigilância Sanitária municipal para serem incinerados | Foto: Delair Garcia
O Procon de Arapongas apreendeu dezenas de produtos com o prazo de validade vencido na manhã de ontem em um supermercado da cidade. A ação faz parte de uma operação que já foi realizada em outros três estabelecimentos do município, iniciada na semana passada. Ao todo, quase 300 produtos fora da validade foram encontrados.
A operação foi criada após denúncias de consumidores. De acordo com o coordenador do Procon de Arapongas, Paulo Sérgio Camparoto, foram encontrados produtos fora do prazo de validade dos mais variados setores. “Não há um tipo de produto que apareça com maior frequência. Isso varia muito de mercado para mercado. No todo, vencidos desde laticínios até produtos de higiene e limpeza. Pães, bolachas, frios, sabonetes, desodorantes, enfim, todo tipo de item foi encontrado”, ressaltou ele. 
Alguns produtos surpreenderam a fiscalização do Procon, afirma Camparoto. “A maioria dos produtos vencidos estava em torno de sete a dez dias fora do prazo para serem consumidos. No entanto, alguns itens haviam se tornado impróprios há meses. A situação mais surpreendente foi de embalagens de desodorante que tinham passado da validade há mais de dois anos”. Uma autuação foi aplicada contra os estabelecimentos onde os produtos vencidos foram encontrados. “Os supermercados têm, após receberem o auto de infração, dez dias para apresentar justificativas e se defender. 
Passado esse prazo, os estabelecimentos podem receber uma multa, que varia de 200 a 3 milhões de UFIRs”. A Unidade Fiscal de Referência (UFIR) é utilizada como referência para multas. Atualmente, seu valor é de R$ 2,7119. Os produtos com irregularidades são todos levados até a Vigilância Sanitária do município para serem incinerados. Os itens apreendidos nas ações da semana passada já foram eliminados. O Procon pretende realizar vistorias em todos os supermercados de Arapongas ao longo dos próximos dias e, por isso, não está divulgando o nome dos estabelecimentos já autuados. “O consumidor precisa ficar de olho. Ele é o nosso principal fiscal. 
As pessoas que compram produtos com a validade vencida têm o direito de retornar ao estabelecimento e solicitar a troca por um produto dentro do prazo. Além disso, é preciso que elas, sempre que se sentirem lesadas, procurem o Procon”, afirma o coordenador. O número do Procon para denúncias é o 151
FONTE: http://tnonline.com.br/noticias/arapongas/46,336307,16,06,procon-apreende-produtos-vencidos.shtml

Nenhum comentário: