segunda-feira, 31 de março de 2014

Arapongas inaugura Unidade de Pronto Atendimento Jair Ribeiro (UPA)

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 31, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapongas, em solenidade que contou com a presença de autoridades municipais, lideranças comunitárias e população em geral.

Com capacidade de atendimento em torno de 300 a 400 pessoas por dia, com aproximadamente 50 funcionários e mais 5 equipes de médicos, a obra custou cerca de 2 milhões de reais, provenientes do Governo Federal, via Ministério da Saúde, sendo que neste montante não estão computados os valores investidos nas obras de readequação técnica da Unidade no valor de R$ 269.532,89 em recursos próprios, conforme determinação do Ministério da Saúde e em cumprimento às normas exigidas pela Vigilância Sanitária Estadual e municipal.

A UPA fica localizada na Rua Tico-Tico Rei, no Jardim Caravelle e tem uma estrutura composta de instalação sanitária masculino e feminina; sala de raio x; farmácia; sala de gesso (imobilização de fraturas); sala ECG (Ecocardiograma); sala de vacinas; copa para pacientes; instalação sanitária infantil; sala da diretoria; sala de inalação; sala de observação masc. e fem.; sala de isolamento; posto de enfermagem; posto de observação pediátrica; sala de coleta; atendimento social; consultórios médicos; consultórios pediátricos; triagem; dormitórios médico; sala de enfermagem e mais 12 leitos para observação de pacientes.

O secretário municipal de Saúde, Alcides Livrari Junior, disse que a estrutura da UPA vem se somar aos esforços da Secretaria de Saúde, em proporcionar um atendimento a altura dos anseios populacionais, sendo que todos os equipamentos adquiridos são de última geração e os profissionais que estarão prestando serviço na Unidade passaram por treinamento, visando prestar um atendimento de qualidade. “Após as adequações necessárias, que demandaram certo tempo e custeios adicionais, a UPA Jair Ribeiro de Arapongas finalmente está apta a atender a população, dentro dos critérios e normas que regem seu funcionamento”, explicou o secretário.

Ele acrescenta que a Unidade de Pronto Atendimento “Jair Ribeiro”, vai funcionar 24 horas por dia e por ser um estabelecimento de complexidade intermediária, poderá resolver grande parte das urgências e emergências. “Com isso diminuem-se as filas nos prontos-socorros dos hospitais, pois a maioria dos casos que chegam à Unidade pode ser solucionada no próprio local”, destacou Alcides.

O prefeito Padre Beffa disse estar satisfeito com a inauguração, lembrando que a Saúde continua sendo uma das prioridades de sua administração e que o setor vem avançando e criando as condições oportunas, para atender os anseios e necessidades da população. “Na semana passada entregamos a UBS de Aricanduva e agora é com satisfação que inauguramos esta Unidade de Pronto Atendimento, que certamente vai nos auxiliar a alcançarmos nossos objetivos para a Saúde em Arapongas”, disse o prefeito, lembrando também outros investimentos e ações que alavancaram a melhoria da qualidade do atendimento nos últimos meses.
Na ocasião o Prefeito Padre Beffa e o secretário de Saúde Alcides Livrari Junior também prestaram uma homenagem a família do pioneiro Sr. Jair Ribeiro, ao que deu o nome da Unidade Pronto Atendimento-UPA.

Legenda: A UPA fica localizada na Rua Tico-Tico Rei, no Jardim Caravelle
Legenda: A UPA tem capacidade de atendimento em torno de 300 a 400 pessoas
Legenda: O prefeito Padre Beffa prestou homenagem ao pioneiro Jair Robeiro
Legenda: valores investidos nas obras de readequação técnica da Unidade chega ao valor de R$ 269.532,89.
Legenda: Arapongas inaugura Unidade de Pronto Atendimento Jair Ribeiro 

FONTE:  Assessoria de Imprensa da Prefeitura 


Nenhum comentário: