quarta-feira, 29 de maio de 2013

Arapongas vai ativar terminal urbano

Dentro de poucos dias, os cerca de cinco mil araponguenses que utilizam todos os dias o transporte coletivo para se locomover terão à disposição um ponto mais seguro e prático para pegar a condução. A secretaria municipal de Obras confirmou que o terminal urbano será inaugurado nas próximas semanas, na antiga rodoviária. Uma das principais reivindicações da população, cujo maior polo de emprego fica em áreas afastadas da cidade, o local centralizará todas as linhas de ônibus coletivo da cidade.

Segundo o secretário de Obras e vice-prefeito, Pedro Paulo Bazana, a data da inauguração ainda é estudada pela administração. “Nossa intenção era ativar já neste sábado, dia primeiro, mas, como está chovendo, algumas sinalizações (de trânsito) podem não ficar prontas em tempo. Decidiremos isso quando eu chegar em Arapongas amanhã (hoje)”, informa Bazana, que conversou com a reportagem enquanto retornava de viagem.

O terminal funcionará na antiga rodoviária, enquadrada entre as ruas Rouxinol, Andorinhas e Marabu. No passado, chegou-se a questionar a capacidade estrutural do local em receber esse tipo de atividade. O secretário afirma, no entanto, que essa crença está superada. “A própria empresa  que opera o transporte coletivo na cidade deu o aval”, diz ele, acrescentando que adaptações como nova sinalização, limpeza e retirada de algumas vagas de estacionamento se fizeram necessárias para otimizar o tráfego.

SEM “INTEGRAÇÕES” - O gerente da Transporte Urbano Arapongas (TUA), responsável pelo serviço, Enivaldo Bertazzo, esclarece que, num primeiro momento, o terminal urbano não será cercado e não fará as chamadas “integrações”, ou seja, o usuário não terá o direito de trocar de ônibus no local pagando apenas uma passagem. “A ideia é começarmos dessa forma e ir fazendo as mudanças aos poucos”, explica. Mesmo assim, ele garante benefícios imediatos. “Para a empresa, dará maior controle para os embarques e, para a população, servirá como ponto de referência”, afirma Bertazzo, informando que, no futuro, a empresa implantará a cobrança eletrônica de passagens tanto em Arapongas quanto em Apucarana.

Nenhum comentário: